Municipio de Barra Longa
Marcada pela predominância de produtores familiares, a região da Zona da Mata ou Matas de Minas é a prova de que a agricultura levada a sério pode trazer grandes transformações e melhorias para uma região. Durante vários anos, esta área foi tida como limitada e incapaz de produzir cafés com alta qualidade. Estes fatores geraram por décadas desmotivação e descapitalização de famílias que viviam da cultura do café.
Esta realidade foi revertida com a criação de concursos de qualidade de café criados na região, que contou com o apoio técnico da EMATER/MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), que fica na cidade de Manhuaçu. Houve um trabalho intenso para ajudar a população local a se profissionalizar e melhorar as técnicas de cultivo e preparação do café. Foi criado, inclusive, o Concurso de Qualidade do Café das Matas de Minas Gerais, promovido pela entidade.
Depois de alguns anos de trabalho duro e muito aprendizado, finalmente a produção de cafeicultores da Zona da Mata consolidou sua posição no alto patamar de qualidade dos melhores cafés gourmets brasileiros. A região foi além e se tornou uma das primeiras a focar a produção de cafés socialmente justos e ambientalmente corretos.
A incidência de luz, colheita seletiva de grãos maduros, o uso de água tratada na lavagem e no descascador de cereja, o bom manejo da secagem em terreiro e o descanso do café em pergaminho, são fatores que propiciaram a produção de bebidas de alta qualidade com nuances de aroma e sabores ricos.
2. Programa Certifica Minas Café
O Certifica Minas Café é o programa de Certificação idealizado pelo Governo de Minas Gerais, executado pelo IMA e Emater-MG – ambos vinculados à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
O Programa tem como principal objetivo a implantação de boas práticas de produção nas propriedades cafeeiras do Estado, de modo a aumentar a visibilidade e a competitividade do café