Processo de alfabetização
Rodrigo Hang
Pedagogia
RESUMO
Letramento, leitura e escrita se referem à educação quando inserida no ler, escrever e falar corretamente. Pois, são passos essenciais para enriquecermos nossa experiência de vida. Porque é utilizada para obter sucesso em oportunidades de emprego, nos relacionamentos pessoais e nos estudos está intimamente ligada a capacidade de se expressar devidamente por meio da língua falada e escrita. Essa habilidade pode ser construída e é uma das questões mais importantes no dia-a-dia da escola.
Palavras-chave: Escrita; Educação; Leitura.
1 INTRODUÇÂO
A linguagem escrita não surge naturalmente como a linguagem oral, aprendida na convivência com as pessoas. Para ler e escrever tem que existir um processo instrucional sobre o dia-a-dia do ser humano, de maneira que o individuo compreenda as técnicas e regras utilizadas na leitura e na escrita. A escola é o caminho mais curto entre ser cidadão e poder exercer essa cidadania. Luria (1979:17) afirma que
“A aprendizagem da língua escrita (...) não será entendida como uma manifestação ou expressão do desenvolvimento cognitivo, mas como uma atividade cognitiva promotora de processos intelectuais superiores que envolvem plano da ação lógico-verbal e que ultrapassam os limites da percepção sensorial imediata do mundo exterior”.
Neste sentido, a questão do letramento se refere também na escola, pois esta caminha junto, devido a praticas sociais ligadas à escrita, e que tem como base na maioria das vezes a alfabetização e ao ato de ensinar a ler e escrever como uma contribuição para estudos, análises e reflexões da leitura e da escrita. Mas que deveria ter como principal objetivo, um nível cada vez maior de habilidades e comportamentos dessa leitura e escrita, assimilando assim, um conjunto de conceitos e conjuntos específicos das técnicas de ler e escrever refletindo assim as varias praticas de letramento das escolas.