Processos
“Qualquer que seja a cultura e desde os tempos remotos, o ser humano vem procurando tornar sua vida mais confortável. Assim, aprendeu a extrair os recursos de que necessita de todos os locais acessíveis da Terra, mesmo dos Oceanos e da Atmosfera.”
Esse é o mundo em que vivemos, cada um procura a melhor forma de viver confortavelmente, e para isso utiliza recursos de nosso planeta, mas para isso é preciso saber como esses recursos são distribuídos.
O nosso planeta é constituído por materiais que se apresentam nas formas sólida, liquida, e gasosa, são elas: a Litosfera, a Hidrosfera, e a Atmosfera.
Litosfera
A Litosfera é o nome dado a crosta terrestre ou camada sólida externa da Terra. Ao examinar com cuidado a superfície terrestre, notamos grande variedade de rochas. Algumas são formadas por camadas; outras apresentam granulações. Há rochas claras e escuras. Independentemente do tipo e da origem, elas são misturas de minerais, sólidos cristalinos de composição definida.
Esta na Litosfera a maior parte dos recursos utilizados pelo ser humano. Alem dos minérios, retiramos dela petróleo, carvão e gás natural, fontes importantes de matéria prima e energia.
Dos mais variados elementos da Litosfera (sódio, alumino, silício, hidrogênio, oxigênio, etc.), os mais abundantes são: oxigênio, e silício.
A estrutura da Litosfera vem-se alterando através dos tempos, seja pela ação dos chamados agentes externos, seja pela atuação dos agentes internos: falhas e dobramentos que conduzem a formação de montanhas ou vulcanismos.
O conjunto de processos que leva à degradação física ou a sua decomposição química é chamado de intemperismo, podendo ser:
*Físico: desagregação física das rochas, geralmente acontece devido a variação de temperatura. Em temperaturas elevadas, a rocha se dilata e em temperaturas baixas, ela se contrai, provocando desagregação.
*Químico: quando há reação de água com os minerais da rocha, causando, levando a uma