Processo administrativo
1 Faça uma critica comparativa entre a teoria X e a teoria Y como estilos de direção nas empresas.
Na teoria X as pessoas fazem exatamente o que a organização deseja sem pensar em seus objetivos pessoais. Representa um estilo de direção antigo, baseado em métodos pré-estabelecidos e na rotina de trabalho; a teoria Y realça a iniciativa individual, é um sistema de direção participativo e democrático, representa um estilo moderno de administração, ou seja, nesta teoria administrar é criar oportunidades e liberar potenciais.
2 Apresente exemplos e características de empresas que utilizam o sistema 1, autoritário coercitivo.
É um sistema de administração mais duro e fechado que controlam de forma rígida os acontecimentos na empresa, tem como características a ênfase nas punições e nas medidas disciplinares, um sistema de comunicação precário geralmente de ordens e não orientações, a relação entre as pessoas que são coibidas e consideradas prejudiciais ao trabalho, o processo decisório é centralizado na cúpula da empresa, sobrecarregando com esta tarefa o nível institucional.
3 Apresente exemplos e características das empresas que utilizam o sistema 2, autoritário benevolente.
É um sistema de administração autoritário, porem, de forma suave e menos rígida. tem como características a ênfase nas medidas disciplinares e punições mas oferece algumas recompensas materiais e salariais de forma mais frequente e raramente recompensas do tipo simbólico e social, sistema de comunicação relativamente precário onde a cúpula toma a decisão baseado na comunicação vinda dos escalões mais baixos,a organização tolera o relacionamento entre as pessoas mas ainda considera uma ameaça aos interesses da empresa, o processo decisório é centralizado na cúpula mas permite delegação quanto a decisões de pequeno porte e de caráter