processo administrativo
Introdução
Este trabalho tem como objetivo sistematizar o Processo Administrativo, incluindo as ferramentas do planejamento, organização, coordenação e controle, por meio da elaboração de relatório com um plano estratégico para a realização de um projeto de extensão universitária. Para a construção deste plano faz-se necessário iniciar com a conceituação do termo planejamento e seus diferentes tipos, também estar por dentro de todas as etapas do planejamento, principalmente a organização. E saber quais os passos a serem tomados para seguir organizadamente os trajetos traçado no planejamento, para então serem alcançados os objetivos inicialmente traçados.
1.1 - Planejamento
Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.
O planejamento pode ser visto como a determinação da direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado ou como a determinação consciente de cursos de ação, isto é, de rumos. Ele engloba decisões, com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa.
Os recursos necessários são de todas as naturezas: financeiros, humanos, tecnológicos, insumos e informações. Podemos imaginar planejamento como uma ponte que vai do ponto que estamos até onde queremos chegar.
Já para Idalberto Chiavenato “o planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível”. Trata-se de um modelo teórico para a ação futura.
O planejamento define onde deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequencia.