Processo Administrativo
O planejamento, a organização a direção e o controle, quando vistas separadamente são as funções administrativas, quando vistas em conjunto para o alcance dos objetivos, elas formam o processo administrativo.
Processo é qualquer fenômeno que apresente mudanças no tempo, fazendo com que os acontecimentos e as relações sejam dinâmicos, e não uma coisa parada, estática. Deve ser móvel, não tendo começo, nem fim, nem sequência fixa. Os elementos do processo agem uns sobre os outros, e cada um pode afetar todos os demais.
A teoria clássica também é conhecida como Gestão Administrativa, do qual identifica as funções do administrador: PLANEJAMENTO
ORGANIZAÇÃO
DIREÇÃO
CONTROLE
A Administração compreende no processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os esforços realizados pelos membros da organização para alcançar objetivos estabelecidos.
PLANEJAR
O planejamento é como uma locomotiva que puxa o trem das ações de organizar, liderar e controlar.
Trata-se de uma função importante, porque contribui para o sucesso da organização como um todo e possibilita à organização adotar um comportamento pro ativo em relação ao futuro.
Sem planos os administradores encontrariam bastantes dificuldades na sua liderança e tornara-se um exercício sem consistência, o que consequentemente afetariam toda a organização.
Pode-se concluir que o planejamento é um processo complexo e abrangente, que envolve uma série de elementos que se superpõe.
ORGANIZAR
Organização significa uma unidade social, representando um agrupamento de pessoas que interagem para alcançar um objetivo comum e específico.
A função de organização é o instrumento de operacionalização do planejamento, é a estrutura organizacional que possibilita a transformação de um modelo teórico, traçado no planejamento, em ação organizacional para o alcance dos objetivos.
No processo de organização, é necessária a delegação de autoridade, pois uma pessoa não consegue