ditadura militar
Governos e biografia.
Castelo Branco: O Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco era cearense, de Fortaleza, veio ao mundo no dia 20 de setembro de 1897. Entrou para a carreira militar e em 1962 ele foi elevado á classe de general-do-exercito. Nos anos de 1963 e 1964 exerceu o cargo de Chefe do Estado-Maior do exercito e foi um dos que contribuíram para instituir o golpe militar que destituiu o presidente João Goulart em 1964. Durante o governo do marechal Castelo Branco o Brasil interrompeu sua relação diplomática com Cuba, contando a partir de então com amparo econômico politico e militar dos Estados Unidos. Desferido o golpe militar, foi estabelecido o Ato Institucional nº 1. (AI – 1) Em seu texto estava prevista a realização de eleições para outubro de 1965. No entanto, essa mesma Junta contrariou seu decreto impondo a indicação de Castello Branco Em seu governo, mais precisamente no ano de 1964 ele criou o SNI – Serviço Nacional de Informações – órgão responsável por manter o governo informado de tudo que se passava a sua volta, o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central. Em 1966 o governo instituiu o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – e o Instituto Nacional de Previdência Social.
Logo após a queda de João Goulart, os militares envolvidos na instituição do novo regime indicaram o nome do marechal Castello Branco. Antes disso, a formulação do regime totalitário contou com a oposição de grupos políticos contrários a instituição da ditadura no Brasil. Dentro dos próprios setores da direita havia personalidades políticas que defendiam um curto prazo de tomada do poder, sendo logo seguido por eleições democráticas.
A Junta Militar, que assumiu o governo provisoriamente, era composta pelo general Artur da Costa e Silva, o almirante Augusto Rademaker e o brigadeiro Francisco Correia de Melo. A primeira medida tomada pelo grupo militar foi a decretação do Ato Institucional nº 1.