Miopia em alta definição
Pesquisadores em comportamento do consumidor consideram que, de uma maneira ampla, o risco percebido pode ser subdividido em seis grandes modalidades
(Foxall, Goldsmith e Brown, 1998; Hawkins, Best e Coney, 2001; Solomon, 1999): (1) financeiro; (2) social; (3) psicológico; (4) funcional; (5) físico; e (6) temporal.
O risco financeiro, por exemplo, afetaria mais os consumidores de baixa renda, mas envolveria igualmente decisões de compra relativas aos produtos com alto valor, que requerem um gasto substancial. A definição do risco financeiro consiste na percepção de que a compra pode ser relacionada a uma perda de bens materiais ou de dinheiro com o mau desempenho do produto, ou para trocá-la por outro produto mais satisfatório (Solomon, 1999).
A segunda modalidade de risco, o social, envolve a forma pela qual o consumidor pensa que outras pessoas o julgam em vista da marca dos produtos utilizados.
O risco psicológico, a terceira categoria, está relacionado com a falta de congruência entre o produto e a autoimagem do consumidor.
A quarta forma de risco, chamada de risco físico, está associada ao vigor físico, à saúde e à vitalidade do comprador: alguns produtos ou serviços são perigosos para a saúde ou para a segurança. O risco de performance – ou risco funcional – consiste na percepção de formas indesejáveis de utilização ou funcionamento. O risco temporal, por sua vez, está relacionado ao tempo cronológico envolvido no processo de compra, a perda de tempo até a decisão e suas consequências em função dessa demora (Solomon,
1999). Adicionalmente, alguns autores relacionam a obsolescência rápida do produto frente à evolução tecnológica (Foxall, Goldsmith e Brown, 1998).
(1) o número de alternativas em conjunto de escolhas
(2) o número de atributos de cada alternativa