Processo administrativo
A função Administrativa de direção no nível institucional da empresa é a responsável pela condução, orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa.
È uma função voltada para o desempenho das pessoas que são os recursos que vivificam os demais recursos empresariais. Existem dois estilos básicos de direção a Teoria X e o da Teoria Y.
. A Teoria X está fundamentado em concepções antigas a respeito do comportamento humano, que se baseia na descentralização de decisões e delegação de responsabilidades, na ampliação do cargo, administrativo consultiva e na auto avaliação do desempenho.
Tudo isso depende da cultura organizacional.
. Por outro lado, a Teoria Y baseia-se nas seguintes concepções e premissas a respeito da natureza humana:
O homem médio não tem desprazer inerente em trabalho.
As pessoas têm motivação básica, potencial de desenvolvimento, padrões de comportamento adequados e capacidade para assumir responsabilidades.
A Teoria Y, por meio do qual Administrar é um processo de criar oportunidades, libertar potenciais, remover obstáculos, encorajar o crescimento individual e fornecer orientação aos objetivos.
Caracterizando-se pela motivação e responsabilidade da administração dar condições para que as pessoas reconheçam e desenvolvam, por si mesmas, essas características.
A tarefa essencial da Administração é criar condições organizacionais e métodos de operação por meio dos quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais.
Oposição entre a Teoria X e a Teoria Y
A Teoria X se fundamenta em pressuposições errôneas acerca do comportamento humano e apregoa um estilo de direção no qual a fiscalização e o controle externo rígido representado por uma variedade de meios que garantem o cumprimento do horário de trabalho, a exata execução das tarefas por meio dos métodos ou rotinas e procedimentos de operação.
A Teoria Y adota uma série de