Ajuste a valor presente
Introdução
O objetivo desse trabalho é analisar como é feita a contabilização do Ajuste a Valor Presente (AVP) de acordo com o CPC12, que consiste em tirar os juros contabilizados das contas de ativo e passivo de longo prazo presente no balanço patrimonial das empresas, e onde é realizado para demonstrar o valor de um fluxo de caixa futuro.
Valor Justo x Valor presente
O valor Justo é o preço pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado entre partes interessadas, seu objetivo principal é atribuir valores de mercado a ativos ou passivos, onde se representa o montante que os investidores consideram um retorno justo.
O valor justo tem sido empregado em várias situações como no processo de aquisição de ativos, no reconhecimento de bens permanentes, de instrumentos financeiros e outros, onde a razão para se empregar todos esses procedimentos, é que se tenha uma posição patrimonial de um item ou do patrimônio com um todo, de fato as características que se buscam na avaliação do valor justo são confiabilidade e relevância.
O Valor Presente é a avaliação e a demonstração do preço de um fluxo de caixa futuro. Para determinar o valor presente de um fluxo de caixa são necessárias três informações: valor do fluxo futuro, data do referido fluxo financeiro e taxa de desconto aplicável á transação
A contabilização do Ajuste a Valor Presente (AVP) é calculada no momento inicial da operação, considerando valor, data e todos os termos e condições contratadas, assim a taxa de desconto será aplicável á transação na data de sua ocorrência, não podendo mudar o valor