Processamento da informação
A nudez ainda choca, mas uma campanha publicitária europeia demonstra que além de atrair atenção, corpos nus podem ser bons para o resultado. A Swissair, empresa áreas suíça, lançou a nova classe executiva com uma campanha mostrando um homem nu, despreocupado voando pelos céus. A campanha foi veiculada em revistas na Europa, África do Norte e Turquia em jornais europeus e na televisão no Reino Unido.
Konrad Korsunsky gerente de publicidade da Swissair diz “Criamos uma pessoa renascentista não apenas um homem voando totalmente desembaraçado sem dificuldades com a liberdade de movimento. Os passageiros compreenderam a mensagem. Faremos esse tipo de propaganda de novo”. E não admira. “A resposta foi incrível”, diz Korsunsky. Ele afirma que a campanha resultou em assentos totalmente vendidos, muito embora a capacidade na classe executiva tenha aumentado em 30%.
Fonte: Adaptado de Lisa Bannon e Margaret Studer. “Two Ads Show Benefits of Overexposure Wall Street Journal (17 de junho de 1993). B6.
Como você descobrirá mais adiante no capítulo a campanha publicitária da Swissair é apenas um exemplo de como as empresas tentam conseguir que os consumidores processem a informação transmitida por suas mensagens publicitárias.
Processamento de informação refere-se ao processo pelo qual um estímulo é recebido interpretado armazenado na memória e mais tarde recuperado. Como você verá, uma apreciação dos princípios e aqueles interessados em influenciar o comportamento do consumidor.
O processamento de informação pode ser desmembrado em cinco estágio básicos (Fig. 14.1). baseados no modelo de processamento de informação desenvolvido por William McGuire. Estes estágios podem ser definidos como a seguir.
1. Exposição: a realização de proximidade a um estímulo de tal forma que exista a oportunidade para que um ou mais dos cinco sentidos de uma pessoa seja ativado
2.