Pesquisa sobre dados, informação conhecimento processamento
Introdução
Dados
Informação
Conhecimento
Processamento
Dados
Definimos dado como uma seqüência de símbolos quantificados ou quantificáveis. Portanto, um texto é um dado. As letras são símbolos quantificados, já que o alfabeto por si só constitui uma base numérica. Também são dados imagens, sons e animação, pois todos podem ser a ponto de alguém que entra em contato com eles ter eventualmente dificuldade de distinguir a sua reprodução, a partir da representação quantificada, com o original. É muito importante notar-se que qualquer texto constitui um dado ou uma seqüência de dados, mesmo que ele seja ininteligível para o leitor. Isso ficará mais claro no próximo item.
Como são símbolos quantificáveis, dados podem obviamente ser armazenados em um computador e processados por ele.
Importa ter em conta que o dado não tem sentido por si só, mas apenas quando usado na tomada de decisões ou na realização de cálculos a partir de um processamento adequado e tendo em linha de conta o respectivo contexto. Em geral, o dado é uma representação simbólica ou um atributo de uma entidade.
No campo das humanidades, os dados consideram-se como uma expressão mínima de conteúdo relativamente a um tema. O conjunto dos dados relacionados entre si constitui uma informação.
Para a informática, os dados são expressões gerais que descrevem características das entidades sobre as quais operam os algoritmos. Estas expressões devem ser apresentadas de maneira a que possam ser tratadas por um computador. Neste caso, os dados por si só também não constituem informação, a menos que esta surja do adequado processamento dos dados.
Informação
Um sistema de informação é um conjunto organizado de elementos, podendo ser pessoas, dados, actividades ou recursos materiais em geral. Estes elementos