Dados, informação, processamento e conhecimento
Pesquisa
Dados, Informação, Conhecimento e Processamento
Muitas pessoas confundem “dados”, “informação” e “conhecimento” pela proximidade dos seus significados a seguir veremos com mais detalhes o que cada um quer dizer.
Dados
Dados é a informação fragmentada é ela em partes, é a matéria prima, ou seja, tudo que se junta para formar a informação e torna-la compreensível para quem vai recebê-la. Os dados sozinhos não produzem informações condizentes e que possa ser entendido pelo receptor. Independentemente do segmento a ser tratado sempre haverá dados, como por exemplo, uma previsão do tempo, onde as estatísticas para aquele dia são apresentadas em números, datas e até mesmo em ilustrações.
Informação
A informação são os resultados de todas as partes, toda a matéria prima que juntas formam algo que informe o receptor, e que seja de fácil compreensão, servindo para tomadas de decisões ou conclusões. Como por exemplo ficar sabendo se no dia vai chover.
Processamento
É a fase de percepção da parte do receptor quando lhe é informado algo, ou seja, o que vai ser entendido com aquelas informações passadas. Por isso é necessário que as informações sejam de fontes corretas, pois se passada de maneira errônea vai se ter uma analise totalmente fora do que deveria ser na realidade.
Conhecimento
É o conjunto de informações que formam um conceito a respeito de determinado assunto, Como por exemplo, informações dadas na previsão do tempo, com elas é possível termos a noção se em determinado dia vai chover pelas ilustrações de nuvens escuras com gotas d’agua.