Processamento de Informação e Tomada de Decisão
Relatório – Processamento de Informação e
Tomada de Decisão
Autor: Suélen Bortolucci
Introdução
O modelo de processamento de informação possui, em seu modelo mais básico, que a pessoa recebe um estímulo do ambiente (input), processa essas informações de acordo com três estágios (identificação do estímulo, seleção da resposta e programação da resposta) e produz uma resposta (output) que seria o movimento.
Segundo Schimidt & Wrisberg (2010, p.53) “tempo de reação (abreviadamente, TR) é um bom indicador da velocidade e da eficácia da tomada de decisão de uma pessoa”. E de acordo com outros pesquisadores, como Vaghetti et al. (2007, p. 81) “tempo de reação pode ser um indicador da velocidade de processamento de informação”.
Sendo assim, o tempo de reação é o intervalo de tempo entre a apresentação do estímulo e o inicio da resposta, esse intervalo percorre os três estágios anteriormente citados, identificação do estímulo (percepção), seleção da resposta (decisão) e programação da resposta (ação). Segundo Miyamoto e Meira (2004) existem três tipos de tempo de reação, sendo eles: simples, de escolha e de discriminação.
“O TR varia de acordo com alguns fatores, dentre os principais, a modalidade sensorial do estímulo e a complexidade da resposta a ser executada” Miyamoto e Meira Jr (2004, p.
43), assim podemos observar as diferenças entre o tempo de reação dos quatro testes apresentados nesse trabalho, cada teste apresenta estímulos diferentes para a tomada de decisão e serão descritos abaixo.
O primeiro teste a ser realizado foi o tempo de reação simples (TRS), o TRS é um indicador da velocidade de processamento da informação. Esse teste é o que apresenta o menor tempo de reação, pois só existe um estímulo (clarear o retângulo) e só existe uma resposta (apertar o botão END).
Segundo teste: Go_Nogo. Neste teste o tempo de reação aumenta, comparado ao
TRS, pois dois estímulos são apresentados e existem duas possíveis respostas, sendo