processamento da informação
O processo de informação utiliza a analogia do computador, sendo assim não esta em causa a inteligência prática ou o seu desenvolvimento cognitivo, mas sim a cognição que seria o processo de aquisição de conhecimento, são analisados entre Input e Output, ou seja, a entrada de informação no sistema cognitivo e a resposta dada por esse mesmo sistema.
As etapas deste processamento são divididas em dois níveis
A codificação onde os elementos presentes são a atenção que seria a primeira etapa do processamento da informação consiste na seleção de diferentes estímulos, preterindo uns em relação a outros. Esta etapa possibilita ao indivíduo focalizar-se em estímulos particulares como acontece, por exemplo, durante a leitura onde a focalização na linha de caracteres impressa é fundamental para a decifração e posterior compreensão do conteúdo. (“continuou a ler?” estava atento!).
A etapa da discriminação permite o acesso aos esquemas mentais e a integração da informação em padrões. Um teste na leitura é “De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol deorsedm.”, portanto os nossos esquemas já identificam a mancha escrita como uma palavra conhecida. E a categorização, permite a formação de conceitos. Sabemos exatamente que “selecionar” é um sinónimo de “escolher”, e que ambos os conceitos se referem à ação de adquirir um elemento em relação aos demais elementos.
Na memória intervêm três tipos diferentes, a memória