PROCESSAMENTO CREME DE LEITE
1. IntroduçãoO leite é considerado uma emulsão de glóbulos graxos, estabilizados por substâncias albuminoides num soro que contém em solução: açúcar (lactose), matérias proteicas, sais minerais e orgânicos, e pequena quantidade de vários produtos, tais como: lecitina, uréia, aminoácidos, ácido lático, vitaminas, enzimas, entre outros. A industrialização do leite proporciona condições para o consumo, bem como o seu processamento para a obtenção de produtos derivados do leite, como por exemplo, o creme de leite (FOSCHIERA,2004).
Conforme a Portaria n° 146 do Ministério da Agricultura de 7 de março de 1996, creme de leite é definido como o produto lácteo relativamente rico em gordura retirada do leite por procedimento tecnologicamente adequados, que apresenta a forma de uma emulsão de gordura em água.
O creme de leite é um produto obtido através do desnatamento, ou seja, retirada de gordura do leite com posterior padronização, ajustando-se o conteúdo de gordura na proporção desejada, através da adição de leite desnatado. E submetido aos tratamentos necessários, para a garantia da sua integridade e sanidade, bem como o aumento do tempo de vida útil (FOSCHIERA,2004).
Os tratamentos empregados incluem: a pasteurização, obtendo-se o creme pasteurizado; a esterilização, obtendo-se o creme esterilizado e o tratamento de ultra-alta temperatura, resultando no creme UHT (DIPOA, 1996).
O creme de