procedimentos metodologicos
O presente capitulo será abordado tipos de procedimentos metodológicos utilizados. O trabalho foi baseado nas técnicas de metodologia de: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental através de documentação direta em modo de pesquisa de campo e observação direta intensiva através da técnica de observação sistemática. Todas essas técnicas metodológicas serão devidamente fundamentadas.
3.1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA
De um modo geral, entende-se por pesquisa um processo ordenado de constituição de aprendizado. A pesquisa bibliográfica nesse caso, genericamente, abrange a leitura, análise e interpretação do material pesquisado, seja ele livros, documentos, websites, trabalhos acadêmicos e até mesmo meios de comunicação orais.
Sobre a pesquisa bibliográfica de acordo com Marconi e Lakatos a definem como:
A pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundárias, abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico, etc. até meios de comunicação orais: rádio, gravações em fita magnéticas e audiovisuais: filmes e televisão. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto[...] (MARCONI E LAKATOS, 2010 p. 166)
A pesquisa bibliográfica nesse caso foi de grande utilidade na elaboração contextual do assunto principalmente na parte de fundamentação teórica, esclarecendo obstáculos encontrados para alcance dos objetivos.
3.2 PESQUISA DOCUMENTAMENTAL
A documentação direta numa visão simples é a fase de coleta de dados. Ela faz parte da técnica metodológica de pesquisa documental. Sobre a pesquisa documental em si, Marconi e Lakatos afirmam que:
A característica da pesquisa documental é que a fonte de coleta de dados está restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias. Estas podem ser feitas no