História Geral
Civilização Grega
A Grécia era uma região de clima ameno, propício ao assentamento humano, porém havia poucas áreas férteis, gerando disputas pelo domínio dessas áreas.
Os primeiros habitantes da Grécia foi um povo denominado de péslagos ou pelágios, e se encontravam em um estágio de desenvolvimento igual ao de nossos índios, com cultura de subsistência, com caça e pesca.
A partir de cerca de 2000 a.C., ocorreram as invasões de povos indo-europeus, sendo o primeiro deles os aqueus, que se tornaram sedentários, ocupando as melhores terras. Eles formam as primeiras cidades gregas (Micenas, Argos, etc.) e o contato com os cretenses desenvolveu a civilização creto-micênica.
Esparta
Localizada na península do Peloponeso, mais precisamente na Lacedemônia, Esparta era uma área de terras férteis e foi povoada pelos dórios.Seu caráter militarista, dizem que veio de um homem chamado Licurgo, que criou o sistema espartano, onde desde a infância o exército está presente para os cidadãos.
Esparta tinha três classes sociais: os espartíatas, com direitos e terras; os perieco, que eram livres, mas não tinham terras; e os hilotas, que eram escravos conseguidos por conquistas sobre as cidades vizinhas.
Todo menino recém-nascido entre os espartíatas era levado a um conselho de anciãos, chamado de Gerúsia, onde era determinado se ele era perfeito ou não, caso sim, poderia viver, caso contrário, a mãe teria que eliminá-lo. Aos sete anos, a criança era levada ao exército, aos doze aprendia a ler e escrever, aos dezessete tinha sua iniciação como homem, matando escravos velhos ou que passassem o número permitido (quatro hilotas para cada espartíata), inclusive crianças fracas. Aos dezenove poderia acasalar, aos trinta seria julgado se deveria ser aceito como cidadão e só ai casaria perante a lei. Somente aos sessenta e cinco é que sairia do militarismo.
A formação do espartano era tornar o homem um bom soldado.
Povos da civilização grega
Atenas
Atenas está