Procedimentos de Titulação
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
Prof. Luiz Antonio M.A. da Costa
LEANDRO OLIVEIRA SAMPAIO
PROCEDIMENTOS DE TITULAÇÃO
Boa Vista – RR
2014
1. INTRODUÇÃO
Uma das técnicas de laboratório mais comuns de determinação da concentração de um soluto é a titulação. As titulações são usualmente titulações ácido-base, na qual um ácido reage com uma base, ou titulações redox, na qual ocorre reação entre um agente redutor e um oxidante. As titulações são muito usadas no controle de pureza da água, na determinação da composição do sangue e no controle de qualidade das indústrias de alimento.
Em uma titulação, o volume de uma das soluções é conhecido e mede-se o volume da outra solução necessário para a reação completa. A solução a ser analisada é chamada de analito. Um volume conhecido do analito é transferido para um frasco, usualmente com uma pipeta. Então, uma solução de concentração conhecida de reagente é vertida no frasco por uma bureta até que todo o analito até que todo o analito tenha reagido. A solução contida na bureta é chamada de titulante e a diferença das leituras dos volumes inicial e final na bureta dá o volume de titulante utilizado. (Atkins, P; ET AL, 2006).
Além de conhecermos o conceito de titulação, precisamos dominar também as maneiras de se chegar aos resultados que esperamos alcançar ao realizarmos a mesma, ou seja, as formas de efetuarmos os cálculos para descobrirmos, por exemplo, a concentração da solução que está sendo titulada, no livro: Química a ciência central Brown ET AL, expõe o seguinte exemplo:
Um método comercial usado para descascar batatas é afundá-las em uma solução de NaOH por curto período de tempo, removê-las da solução e retirar a casca com jatos de água. A concentração do NaOH fica normalmente na faixa entre 3 e 6 mol/L. NaOH é analisado periodicamente. Em uma dessas análises, foram necessários