Procedimentos de ensino
Podemos considerar como procedimento de ensino tudo o que o educador utiliza como meio para levar o conteúdo para os alunos.
A forma como o educador apresenta o conteúdo é de extrema importância para o processo ensino-aprendizagem ¹.
O procedimento de ensino deverá responder às perguntas: O que eu quero ensinar? Qual é o melhor caminho para levar este conhecimento para os alunos?.
Outro aspecto importante dentro do desse procedimento de ensino é verificar se ele contribui para alcançar os objetivos propostos. Os procedimentos e métodos de ensino não devem ser vistos como um mero passatempo ¹.
É preciso pensar no público-alvo e prever se no local existem as condições adequadas para aquela aula.
O procedimento didático mais adequado à aprendizagem de um determinado conteúdo é aquele que ajuda o aluno a incorporar os novos conhecimentos de forma ativa, compreensiva e construtiva. Para que a aprendizagem se torne mais efetiva, é preciso substituir, nas aulas, as tarefas mecânicas que apelam para a repetição e a memorização, por tarefas que exijam dos alunos a execução de operações mentais ¹.
Procedimentos de ensino são as ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com “coisas”, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta em função dos objetos previstos, das competências que pretende construir ¹.
Portanto, o procedimento de ensino deve, portanto, contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando, sintetizando entre outros ¹.
Ao escolher o procedimento didático ou de ensino o professor deverá considerar ¹:
Adequação das competências/objetivos estabelecidos para o ensino e a aprendizagem, a natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a