Procedimento em compras
A gestão em compras é um dos pontos mais importantes para definir o objetivo estratégico nos negócios, focalizando o volume de recursos, sobretudo, financeiros. A função desta atividade, que está ligada a todos os departamentos da empresa, tem como objetivos de eficiência a obtenção dos materiais certos, das quantidades corretas, das entregas em tempo requerido e preços mais vantajosos. Relativamente aos produtos ou serviços finais são dispendidos gastos nas compras de componentes para uso na produção. Tais gastos refletem custos de percentuais variáveis do total das receitas brutas. Como tal, evidenciam-se grandes impactos nos lucros quando são gerados pequenos ganhos devidos a uma melhoria na produtividade e maior eficiência nas compras. Por este e outros fatores, como a reestruturação tecnológica das empresas, torna-se cada vez mais importante, a atualização da informação e o dinamismo por parte das pessoas que trabalham nesta área. Os departamentos de compras têm como principais responsabilidades a escolha de fornecedores adequados e a negociação de preços. É importante salientar que são necessárias contribuições de outros departamentos, tanto para a pesquisa e avaliação de fornecedores como para a negociação de preços. Segundo a observação anterior e num sentido amplo, induz-se também que comprar é uma responsabilidade de todos. * | | O ciclo de compras
O processo de aquisição de materiais, sejam eles de qualquer tipo, é definido pelo ciclo abaixo:
Figura 1: Extraída da Revista do Administrador – Edição Jan/1998
O ato de comprar deriva de uma tomada de decisão baseada na observação de certos fatores. Estes podem ser orientados em três categorias de exigências:
Quantidade
A evolução dos mercados é a condição que determina a quantidade a adquirir, sendo que esta sugere de forma preponderante a maneira de como o produto será utilizado. O custo de produção é então fortemente influenciado pela quantidade adquirida.