Zoneamento agroclimatico
NO ESTADO DA BAHIA
A aceroleira ou cereja das Antilhas (Malpighia glabra) é uma planta frutífera e arbustiva, pertencente à família Malpighiácea, originária do Mar das Antilhas, norte da América do Sul e da América Central. Atualmente, o cultivo da acerola se estende, principalmente, no sul da Flórida, no México, na América Central, nas Índias Ocidentais e no Norte da América do Sul, além do Brasil.
As principiais regiões produtoras de acerola no Brasil são as regiões Norte e Nordeste, que apresentam cerca de 75% da produção nacional.
Considerando-se as normais de temperatura média do ar e os valores do índice hídrico das regiões de dispersão natural da aceroleira, foi possível delimitar diferentes zonas de aptidão dessa cultura dentro do estado da Bahia.
Com os valores médios de temperatura do ar e de precipitações mensais de 437 localidades do Estado da Bahia, efetuaram-se os balanços hídricos climáticos pelo método de "THORNTHWAITE & MATHER (1955)" para uma capacidade de retenção de água no solo de 125mm. Analisando os resultados dos balanços hídricos das regiões de origem e de cultivo comercial da acerola (Malpighia glabra L.), foram estabelecidos os índices-limite de disponibilidade climática para o cultivo da espécie. As zonas de aptidão hidroclimática foram estabelecidas segundo os índices hídricos anuais (Ih) em quatro classes de condições climáticas para cultivo da acerola no estado da Bahia, para um sistema de produção dependente da chuva: a aptidão plena foi -15<Ih<55; a regular-25<Ih<-15; a restrita Ih>55 e a com inaptidão Ih<-25. Com irrigação esta faixa poderá apresentar plena aptidão climática para o cultivo da acerola. .
CONCLUSÃO
De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que:
- O mapeamento das isotermas dos meses mais quentes e frios e do índice hídrico de Thornthwaite possibilitou a delineação de áreas com diferentes aptidões agroclimáticas para o cultivo da acerola no estado da