Zoneamento agroclimático RN
Introdução
As diferentes condições climáticas da Terra são influências diretas para a característica das regiões. Em relação à vegetação, essas condições, em grande parte determinam a distribuição e tipo de bioma encontrado. Fato comprovado pela coincidência, na maioria das vezes, dos determinados climas e domínios vegetais.
Conforme Sentelhas;Monteiro (2009), “a agricultura é a atividade econômica mais dependente das condições climáticas.” A variabilidade climática é responsável, muitas vezes, pela perda da produtividade das culturas. No entanto, através das previsões dessas variações é possível buscar medidas que minimizem as perdas e impulsionem a produtividade.
O estado do Rio Grande do Norte se localização na Região Nordeste do Brasil (FIGURA 01 e 02), sendo o estado que se localiza no extremo norte desta região. Segundo dados do IBGE (2010), o estado possui 167 municípios, população de 3.168.027 e sua capital é Natal. Possui área de 52.796,791 km², distribuído grande parte no litoral, com porção considerável incluída no semi-árido brasileiro.
MAPA 01: Região Nordeste do Brasil
Fonte: http://pt.wikipedia.org
MAPA 02: Rio Grande do Norte
Fonte: http://pt.wikipedia.org
As informações referentes às estações foram obtidas pelo Banco de Dados Climáticos do Brasil, disponibilizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, no endereço eletrônico: http://www.bdclima.cnpm.embrapa.br/. O site disponibiliza dados referentes às localizações (latitude/longitude) e dados coletados (temperatura, altitude e precipitação). Para elaboração de todos os mapas foi utilizado o software Surfer 8, da empresa Golden Software. Além disso, para finalização do trabalho, utilizou-se também o software Paint, disponível no próprio sistema operacional Windows 7.
TABELA 01: Estações meteorológicas e dados gerais.
Estação
Long
Lat
ID
Precip.
Altitude
Temp.
Média
Temp. Max.
Temp. Min
Apodi
-38,22
-5,55
1
919