Proc civil
Temas: Arbitragem, Coisa Julgada, Fichamentos, Litispendência, Processo Civil, Reformas do CPC, Resumos e Sumários | | Autor: Amílcar Nadu
Textos Recomendados
Recurso Interposto Por Fax. Inexistência de “Perfeita Concordância” com o Original Protocolado. Admissibilidade, Quando Meramente Formais as Diferenças Entre as Peças.
Parcelamento da Dívida no Cumprimento de Sentença. Entendimento Pioneiro do STJ.
Pressupostos Processuais de Existência e Validade
Lei 11.382/06. Execução de Título Extrajudicial e Arbitragem. Competência. Embargos à Execução. Efeito Suspensivo e Procedimento Arbitral.
Assistência e Oposição. Intervenção de Terceiros. Processo Civil. Vídeo Aula. Prova Final – Tv Justiça.
Condições da Ação
Modelo de Apelação. Recurso Interposto contra Sentença Que Extinguiu o Processo Sem Julgamento do Mérito, ante a Ocorrência de Litispendência e de Coisa Julgada. (Art. 267,V do CPC).
Widget [?]
Fichamento e resumo da obra Nulidades do Processo e da Sentença, de Teresa Arruda Alvim Wambier. Viu-se que o conteúdo é o elemento definidor da sentença; com base nele, distingue-se-a das decisões interlocutórias e dos despachos. É também o conteúdo o critério usado para distinguir as sentenças em processuais e de mérito.
Processuais são as sentenças cujos conteúdos atestam a inexistência dos pressupostos de admissibilidade, do exame e do julgamento do mérito, quais sejam: os pressupostos processuais, positivos e negativos e; as condições da ação.
Deve o juiz apreciar três ordens de questões, a saber: as referentes ao pressupostos processuais, as concernentes às condições da ação e as atinentes ao mérito. Somente após examinar e resolver, sucessivamente, as duas primeiras (em sentido afirmativo), poderá o magistrado adentrar no mérito da causa (vide os esquemas). Embora devam ser resolvidas sucessivamente as questões referentes aos pressupostos processuais e às condições da