Problemas e Perspectivas na Formação de Professores
Curso de Pedagogia
1 Semestre
Praticas de Formação Pedagogica
Prof. Fabiana
Aluna: Leilanne Braga Pereira
Problemas e Perspectivas na Formação de Professores
Missão: Publicar resultados de pesquisas originais e inéditos e revisões bibliográficas na área de Educação.
Stella Maris Bortoni-Ricardo é formada em letras português e inglês pela Universidade Católica de Goiás, tem mestrado em linguística pela Universidade de Brasília e doutorado em linguística pela Universidade de Lancaster. É professora titular emérita de linguística da UnB. Atualmente atua como docente e pesquisadora na Faculdade de Educação daquela universidade e como orientadora no doutorado em linguística.
A autora faz uma critica ao ensino de péssima qualidade e a formação de péssimos docentes e analisa o ensino como o espaço organizador, a escola como realidade multipolar e um novo espaço de conhecimento e a racionalização do ensino e a profissão docente e a desigualdades sociais.
Após os resultados críticos do SAEB, o Governo Federal sugeriu uma ação emergencial às universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada para que se minimizassem os problemas referentes ao letramento e numeramento, especialmente nos estados onde o índice de desenvolvimento humano – IDH – é bastante baixo, como nos mostra a pesquisa feita pelo IBGE, onde a autora faz referencia a pesquisa onde fala que : “causou espanto ao divulgar que 1,3 milhão de crianças, entre 8 e14 anos de idade são analfabetas”.
O propósito da nossa autora também é de mostrar a importância da pesquisa colaborativa para a prática do professores o desenvolvimento de um programa de formação continuada de professores. Atuação profissional do professor deve ser objeto constante de reflexão dando possibilidades de aprendizagem a seus alunos. A mediação entre professor e aluno é muito importante no processo de ensino aprendizagem nas interações em sala de aula onde possibilita as práticas reais de ensino,