Anos 60
Disciplina: Geografia C
ÍNDICE
Introdução
O nosso trabalho é sobre os anos 60 e vamos falar dos momentos mais marcantes no mundo como a guerra fria, os avanços na ciência e na tecnologia, bem como os aspectos culturais como a moda, as músicas, os filmes e as competições desportivas.
Este trabalho foi produzido em grande parte com pesquisa na Internet e com o auxílio do alguns livros relativos a esta década.
Políticas e Guerras
1) Guerra Fria
A Guerra Fria, que ocorreu entre 1947 e 1991, foi um estado constante de tensão política e militar entre as potências do bloco ocidental, dominado pelos Estados Unidos com o apoio da NATO, e as potências do Bloco de Leste, dominado pela União Soviética juntamente com os países do Pacto de Varsóvia.
O Pacto de Varsóvia foi um pacto de não-violência entre os 8 estados comunistas da Europa central e de leste (URSS, Albânia, Bulgária, Checoslováquia, Hungria, Alemanha de Leste, Polónia e Roménia) durante a guerra fria. Foi, de certo modo, uma reacção soviética à integração da Alemanha Ocidental na NATO, mas o principal motivo seria o desejo soviético de manter o controlo sobre as forças militares nesta zona da Europa.
Apesar de estarem de acordo com as exigências do bloco socialista, os dirigentes checos começariam a empreender reformas que iriam contra a rigidez recomendada pelos soviéticos. Um novo grupo de intelectuais comunistas, representados pelo novo Secretário-geral do Partido Comunista Checo, Alexander Dubcek, pretendia dar uma “face mais humana” para o socialismo. Com isso, o novo governante empreendeu uma série de reformas que ampliavam os direitos civis e as liberdades individuais.
Entre outros pontos, a polémica reforma de Dubcek, prometia restabelecer a liberdade de imprensa, a liberdade de culto religioso e a formação de novos partidos políticos.
As reformas não foram bem recebidas pelos soviéticos,