Anos 60
A década de 60 foi o período de tempo entre 1 de janeiro de 1960 e 31 de dezembro de 1969.
Os anos 60, acima de tudo, foi um período de explosão da juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, influenciados pela interminável luta por liberdade de expressão. Além das mudanças comportamentais, culturais e na moda.
O Brasil vivia uma grave crise econômica desde o surgimento das indústrias, pois alguns setores passaram a produzir mais do que o mercado interno era capaz de absorver. O presidente Jânio Quadros tomou posso, mas logo renunciou, então seu vice, João Goulart assumiu o cargo.
Durante o governo de João Goulart, a inflação atingiu altos picos e caíra os investimentos.
As industrias não possuíam empregos suficientes para o crescimento rápido da população, isso começou a gerar uma certa repulsão na classe média, que temiam que o Brasil se tornasse comunista.
Os militares estavam sendo apoiados pela Igreja e classe média, e em 31 de março de 1964, os militares se lançaram as armas e golpearem de uma só vez a democracia e o populismo no Brasil. Afirmavam que a ditadura era apenas para estabilizar o país, acabando com a corrupção e subversão. Mas não foi bem isso que aconteceu. A ditadura tinha como principais características a cassação de direitos políticos de opositores, a repressão aos movimentos sociais e manifestações de aposição, a censura aos meios de comunicação e aos artistas. As pessoas que eram contra o regime eram cassadas e torturadas, apanhavam, levavam choques em cadeiras elétricas e ficavam amarradas em pau-de-arara.
A censura tentou calar quem tinha algo a dizer e um grupo se destacou na luta contra a opressão: o dos artistas.
Alguns músicos acharam uma brecha, uma forma de dizer ao mundo o que o Brasil estava sofrendo nas mãos dos militares, originando a Música Popular Brasileira, conhecida como MPB.
Um dos mais ilustres artistas da época foi Chico Buarque, que junto com Milton Nascimento, compuseram uma musica conhecida como