Problemas para empresas que não aderem o sistema integrado
O sistema da informação tem como objetivo automatizar diversos processos empresariais, visando aumentar o controle e a produtividade, assim fornecendo também suporte à decisão.
Tanto os SPT’s quanto ao SIG’s são compostos por um banco de dados, ao qual eles normalmente não possuem comunicação. Isso acontece porque eles não possuem uma integração entre si, é praticamente um sistema isolado.
Sendo assim, diversos problemas empresarias começam a surgir como: Redundância de dados, o retrabalho e a falta de integridade de Informações. A seguir, discutiremos cada um desses problemas: * REDUNDÂNCIA DE DADOS: Quando possuímos diversas bases de dados, é comum de que os dados sejam repetitivos, pois vários processos fazem o uso dos mesmos dados. Por exemplo, as informações de um funcionário da empresas estão contidas na base de dados do departamento financeiro, do RH e da produção. Toda esse repetição é “desnecessário” para empresa e acaba gerando redundância. * RETRABALHO: Outro problema que gera pela falta de integração entre os sistemas, é o retrabalho. Pois, ao lançar ou atualizar dados de um funcionário, isso será feito em um ou mais sistemas. Por exemplo, se um funcionário informar ao RH a mudança de endereço, essa mudança deverá ser comunicada ao financeiro e a produção. Desta forma, o retrabalho gera muitas consequências para a empresa, assim como a perda de produtividade por parte dos usuários dos sistemas, pois essas pessoas ao invés de centralizarem seus esforços em atividades que agregam valores, ocupam-se mais em digitarem dados repetitivos. * FALTA DE INTEGRIDADE DE INFORMAÇÕES: Esse seria um dos problemas mais críticos, dentre os anteriores. Pois, o sistema podem trazerem falsas informações. Mais, isso somente acontece quando os dados deixam de serem atualizados em uma ou mais base de dados. No exemplo anterior, poderia haver alterações no sistema do RH e produção, e por algum motivo não haveria no sistema financeiro. A