Problemas do sono
b) Não
Nota: De acordo com o Mauricio Bagnato, as situações de estresse do dia a dia não podem gerar apneia, porém o inverso é verdadeiro. "Pessoas que sofrem de apneia do sono respiram mal enquanto dormem e isso diminui a qualidade do sono, causando o estresse diurno", afirma. O especialista também conta que a baixa oxigenação do sangue aliada a má qualidade do sono gerada pela apneia pode causar o chamado estresse oxidativo, que é liberação de substâncias oxidantes no sangue, causanda danos à nossa saúde
1. Pessoas com distúrbios de ansiedade ou depressão podem ter o sono comprometido?
a) Sim
Nota: O psiquiatra Eduardo Barros afirma que pessoas que têm algum transtorno prévio de ansiedade podem ter o que os especialistas chamam de insônia inicial, que é uma dificuldade para iniciar o sono, ou seja, começar a dormir. Já aqueles que sofrem de depressão podem ter a insônia terminal, ou seja, acordam muito mais cedo do que seria o horário normal.
2. Além da insônia, qual é o distúrbio do sono mais comum em pessoas muito estressadas?
a) Bruxismo b) Sonambulismo
Nota: A preocupação com problemas do dia a dia geram, principalmente, a insônia. De acordo com o pneumologista Maurício Bagnato, as pessoas ficam remoendo as situações de estresse do dia e acaba demorando para dormir ou acordando durante a noite. O bruxismo, que é um ranger de dentes noturno, é muito comum em pessoas estressadas por conta da tensão causada pelas preocupações diárias. Já o sonambulismo, de acordo com o psiquiatra Eduardo, não é causado pelo estresse, mas pode ser agravada por ele.
3. Ter pesadelos pode ser uma consequência do estresse?
a) Sim
Nota: Pessoas que sofrem com situações de estresse durante o dia costumam trazer essas preocupações para a cama, o que pode levá-las a ter pesadelos ou sonhos nos quais a pessoa vive um episódio estressante.
4. Ingerir bebidas alcoólicas ajuda a pessoa a dormir