Sono e o Envelhecimento
(Fl.)
0- Introdução 4
1- As Necessidades Humanas Básicas 5 1.1- Problemas Originados Pela Não Satisfação das Necessidades 6
2- O Sono 7 2.1- Sono do Movimento Não Rápido dos Olhos (NREM) 7 2.2- Sono do Movimento Rápido dos Olhos (REM) 8 2.3- Ciclo do Sono 9
3- O Sono e o Envelhecimento 11
4- Perturbações do Sono 14
5- Distúrbios do Sono 16 5.1- Insónia 16 5.2- Apneia do Sono 17
6- Promoção do Sono e do Repouso 19
7- Conclusão 22
8- Bibliografia 23
“Já não se trata de um tempo despreocupado, inconsciente, para restabelecer o físico e a mente. Já não usufruo do sono como fazia antigamente […] talvez a minha memória seja má, mas parece-me que era como se eu me costumasse deitar, adormecer e acordar oito horas depois. Se isso alguma vez foi verdade, esses dias foram-se para sempre. Agora, adormeço rapidamente mas nunca por muito tempo.”
Andy Rooney in Rock-a-Bye Baby Is Long Gone, citado em Lavie (1998)
0- Introdução
O sono, como necessidade humana básica que é, define-se segundo Bolander (1998) como “um estado de relaxamento necessário a todos os seres humanos. (…) um processo universal e natural e um estado de serenidade que restaura a função cerebral.” É necessário dormir o suficiente para manter não só os níveis energéticos, como também o aspecto físico e o bem-estar. (Phipps et al, 2003).
De acordo com Bolander (1998) o sono é influenciado por um relógio biológico individual que não regula apenas o sono mas também os níveis de alerta ao longo de todo o dia. É um fenómeno cíclico, pelo que dentro de um período de 24 horas, os indivíduos têm um grande período de sono e um grande período de vigília.
Porém, a experiência ao longo do tempo tem demonstrado que o sono varia com a idade. Enquanto as crianças passam grande parte do tempo a dormir, os mais