Trabalho De Ed
Gabriela Cristina, Isabela Cristina, Heitor.
O Sono – o que é, como funciona e por que é tão importante?
Provavelmente, você dorme cerca de seis a oito horas por dia (a não ser que faça parte do mesmo grupo que eu, que abdica algumas horas de descanso a fim de trabalhar mais ). Em outras palavras: um terço de sua vida você passa dormindo! Mas… por que o sono é tão importante em nossas vidas?
DESCRIÇÃO o sono é um estado de consciência complementar ao estado de vigília, ou seja, que complementa em nosso organismo as atividades que desenvolvemos acordado, geralmente por meio do repouso bem merecido ao nosso corpo.
Nosso corpo precisa dormir a fim de:
Regularizar diversas funções, principalmente de manutenção;
Memorizar melhor importantes informações adquiridas ao longo do dia;
Nosso organismo realiza melhor o metabolismo dos alimentos, bem como mantém o apetite em equilíbrio;
Alguns hormônios importantes são produzidos mais durante o sono (na infância, por exemplo, cerca de 90% dos hormônios para crescimento são liberados durante o sono);
Reduzir a fadiga, stress, ansiedade e outros problemas de natureza psicológica;
Melhorar a imunidade e nosso corpo, pois durante o descanso interleucinas (substâncias que ajudam no combate a invasores) são liberadas;
Evita o envelhecimento precoce e formação de tumores, uma vez que as substâncias antioxidantes atuam mais facilmente sobre os radicais livres nesses momentos.
Durante o sono, a temperatura e pressão arterial caem levemente e os cinco sentidos são “desligados” na seguinte ordem: visão, paladar, olfato, audição e tato (ao acordar, eles são despertados em ordem inversa).
Como funciona
O sono é dividido em dois principais estágios: o sono REM (Rapid Eyes Movement), que corresponde a 20% do sono, e o sono NREM (Non Rapid Eyes Movement).
O sono REM compreende o período em que ocorre movimentação rápida dos globos oculares (daí o nome) com