Modelagem Matem Tica
A Meteorologia
Desde a década de 50, o sistema de previsão do tempo tem passado por uma incrível evolução. O modelo observacional dos movimentos atmosféricos e o resultado com bases estatísticas deram lugar a um mecanismo equacional de análise de dados. Operações numéricas passaram a determinar com maior precisão a mudança climática, e o avanço tecnológico permite que, cada vez mais, os computadores sejam utilizados na leitura meteorológica.
O método de cálculo baseado nas variáveis climáticas gerou os chamados “modelos atmosféricos”. O primeiro modelo considerava apenas a atmosfera, como um gigantesco volume de massa, para realizar a equação matemática. Essa fórmula numérica é bastante complexa, e apenas com os computadores mais avançados se tornou possível calcular a previsão em tempo hábil.
Nas décadas seguintes, novos componentes de medição e mais fatores climáticos e ambientais foram agregados ao sistema equacional, formando modelos atmosféricos de análise e previsão do tempo mais completos e apurados. Informações sobre o relevo, vegetação e solo, bem como o ciclo de carbono das regiões, passaram a ser consideradas em anos mais recentes.
Para fazer o processamento de modelos complexos, como o que reproduz o sistema oceano-atmosfera, ou a previsão para médio prazo, com metodologias avançadas, o CPTEC possui um supercomputador (NEC SX4-8), com capacidade de 16 GigaFlops, ou seja, capaz de realizar 16 bilhões de operações aritméticas por segundo.
Principais Equações Utilizadas na Meteorologia
Equação do movimento
• Equação da termodinâmica *** (1ªlei)
• Equação da continuidade de massa
• Equação da hidrostática *** (densidade e pressão hidrostática)
Aplicações da Meteorologia
Aviação
Agricultura
Hidrometeorologia
Meteorologia marítima
Cotidiano