Problemas de ensino aprendizagem
O que você considera mais marcante na discussão que as autoras apresentam sobre a aprendizagem?
Durante muitos anos a aprendizagem vem sendo alvo de estudos, ela pode pode ser definida como um processo evolutivo e constante que implica uma sequência de modificações observáveis e reais do comportamento do indivíduo de forma global.(POPPOVIC, 1968).
Um mecanismo a ser ressaltado na aprendizagem são os processos neurais, os neurônios determinam as áreas motoras, sensoriais, auditivas, ópticas, etc, o que interfere no processo de ensino e aprendizagem. O ambiente e as questões pedagógicas influenciam muito.
Diferença entre Dificuldade Escolar(DE) e Distúrbio de Aprendizagem(DA).
O distúrbio de aprendizagem está diretamente relacionada com a disfunção do Sistema Nervoso Central, relacionada a “falha” no processo de aquisição ou do desenvolvimento, tendo caráter funcional, sendo centrado na leitura e na fala, estereótipos como por exemplo a paralisia cerebral deixa falhas, e não significa que tenha algum distúrbio ou dificuldade. Já a dificuldade escolar, está relacionada a um problema de origem pedagógica. Ambos não são produtos de uma classe social, mas se encontram com maior frequência nas camadas menos favorecidas, está relacionada a metodologia, ao arranjo do espaço escolar.
Pontos de convergência e divergência entre as duas autoras.
A dificuldade de aprendizagem para ambas autoras tem como resultado: baixo aproveitamento escolar em leitura, ditados, cálculo, disfunção do Sistema Nervoso Central, e as camadas menos favorecidas e que fazem parte do ensino público são as mais atingidas. Divergência : uma autora trata de aspectos pedagógicos(Sylvia), e a outra de aspectos sociológicos(Shada).
Aspectos históricos da noção de dificuldade de aprendizagem.
A expressão “dificuldade de aprendizagem”, numa perspectiva educacional, hoje, é mais aceita, porque retira o estigma associado a “atraso”,“lesão cerebral” ou “disfunção cerebral mínima”, e