Problemas no processo Ensino - Aprendizagem
José Sérgio Martins Ribeiro
Graduado em Direito, Pós-Graduação em andamento, em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário “Barão de Mauá”, Ribeirão Preto, São Paulo – Brasil.
E-mail: josesergio.advogado@hotmail.com
Orientadora:
Rondonópolis, 28 de março de 2013.
José Sérgio Martins Ribeiro
RESUMO: Abordar dificuldades na aprendizagem constitui-se numa temática polemica. Atualmente muito debatido, com vários posicionamentos teóricos que tentam definir o que é dificuldade de aprendizagem, embora com poucas posições consensuais e conclusivas. No que se referem a intervenção docente as discussões assinaladas que é preciso quebrar os preconceitos dentro do sistema educacional para que os educadores possam trabalhar melhor com as diferenças e incluir os alunos com dificuldades no processo ensino aprendizagem tanto no contexto escolar quanto no social.
Palavras-chave: Aprendizagem; Dificuldades; Intervenção; Inclusão.
Introdução
O tema escolhido para elaboração deste trabalho surgiu do interesse de conhecer o assunto. Trata-se de uma realidade que esta presente dentro de nossas escolas, já há bastante tempo, objeto de estudo de várias áreas de conhecimento entre os quais a pedagogia, a psicologia, a psicopedagogia e a psicanálise, têm sido preocupação constante das pessoas que trabalham com as dificuldades das crianças no seu processo de ensino-aprendizagem.
Muito se tem escrito, muito se tem dito, mas novas questões continuam sendo levantadas, analisadas e discutidas. Dentre essas, distingo algumas por serem relevantes no processo ensino-aprendizagem.
1. Por que a criança não aprende, apesar de apresentar um bom nível intelectivo, não possuir distúrbios percepto-motores, nem deficets de nenhuma ordem?
2. Na formação do individuo existem aspectos afetivos e cognitivos que interferem no processo ensino