Problema filosofico
2.1 Objeto Material e Objeto Formal
Objeto Material É o assunto específico, tema, pedaço da realidade que uma ciência estuda.
Objeto Formal É a angulação que a ciência estuda de determina matéria, é a perspectiva, o enfoque.
Diferentes ciências podem estudar o mesmo objeto material, todavia cada uma tem um objeto formal diferente.
É importante também conhecer o aspecto, o ponto de vista da matéria. Usamos o eixo x (realidade, matéria) e o eixo y (perspectiva, aspecto) para localizar uma matéria no plano.
Exemplo:
As ciências sociais como um todo tem como objeto material o ser humano, mas dentro deste campo do conhecimento podemos ter diferentes objetos formais, como por exemplo é o caso da medicina, que tem como objeto formal a saúde do ser humano, ou então como a sociologia que tem como objeto formal as relações dos seres humanos com a sociedade.
2.2 Ciência e Filosofia
Objeto Material da Filosofia: Tudo o que existe ou pode existir.
Objeto Formal da Filosofia: Os primeiros princípios e os últimos fins.
O objeto material das ciências e da filosofia é o mesmo. Porém, as ciências tem como objeto formal os fenômenos (aquilo que pode ser descrito pelos nossos sentidos), causas segundas.
A Filosofia abriu espaço para que surgisse a ciência. Ela identificou as causas primeiras para que a ciência identificasse as segundas; ela provoca a ciência, ao mesmo tempo em que a ciência critica as respostas da filosofia. Os primeiros filósofos foram os astrônomos, que se questionaram sobre o cosmos. A ciência veio a se formar na Era Moderna, com o método cientifico, e com seus instrumentos e experimentos. O método da filosofia é o olhar do ser humano, especulação (um olhar sem instrumentos).
É importante que haja um diálogo entre filosofia e ciência, pois elas se completam na busca do bem comum. Enquanto a primeira segue a luz da razão, a segunda fornece dados confiáveis para a filosofia fazer o juízo.
A finalidade da