PROBIOTICOS
1. I TRODUÇÃO
A água é o composto mais abundante nos seres vivos, sendo responsável por cerca de 70% ou mais da massa de seus organismos. A água é encontrada em todas as partes da célula e é nesta onde ocorre o transporte de substâncias, reações metabólicas catalisadas por enzimas e a transferência da energia química. Todos os aspectos da estrutura e funções da célula estão adaptados às propriedades químicas e físicas da água.
As propriedades solventes da água resultam das fortes forças de atração existentes entre suas moléculas. A pequena tendência à ionização da água também é de grande importância para a estrutura e função das biomoléculas. A molécula de água e seus produtos de ionização, H+ e OH-, influenciam profundamente a estrutura, a automontagem, e as propriedades de todos os componentes celulares, incluindo as enzimas, outras proteínas, ácidos nucléicos e lipídeos. As interações não covalentes, responsáveis pelo reconhecimento das biomoléculas entre si, são influenciadas decisivamente pelas propriedades solventes da água.
2. Interações fracas em sistemas aquosos
As pontes de hidrogênio entre as moléculas de água fornecem forças coesivas que fazem da água um líquido à temperatura ambiente e que favorecem o ordenamento extremo das moléculas de água cristalizada (gelo). As biomoléculas polares dissolvem-se facilmente na água porque elas podem substituir as interações moleculares água-água energeticamente favoráveis por interações ainda mais favoráveis (pontes de hidrogênio e interações eletrostáticas). Diferentemente, as biomoléculas não-polares interferem com as interações água-água e sendo muito pouco solúveis. Estas moléculas não-polares tendem, quando em solução aquosa, a agregarem-se de forma a minimizar os efeitos desfavoráveis provocados por sua presença.
As pontes de hidrogênio, as interações iônicas, as interações hidrofóbicas, e as interações de van der Waals, embora