probioticos
14 benefícios dos probióticos - clique aqui
O termo probiótico deriva do grego e significa "pró-vida", sendo o antônimo de antibiótico, que significa "contra a vida"
Os probióticos são micro-organismos vivos que ao serem ingeridos beneficiam o organismo, porque atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, controlando o colesterol, os quadros de diarreias, além ajudar a reduzir o risco de câncer.
"Os probióticos podem ser componentes de alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados e iogurtes, ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas, como suplemento alimentar. Eles são ricos em micro-organismos vivos, que afetam de forma benéfica o organismo humano, por meio da melhoria do balanço microbiano intestinal", explica o gastrocirurgião Dr. Vladimir Schraibman.
"Vários micro-organismos são reconhecidos como probióticos, entre eles bactérias ácido-lácticas, bactérias não ácido-lácticas e leveduras. As mais conhecidas bactérias que exercem essas funções no organismo são as Bifidobacterium e Lactobacillus. Hoje, os alimentos probióticos são aqueles ricos em bactérias que produzem efeitos benéficos na flora intestinal, normalmente indicados para prevenir e tratar várias doenças", completa o especialista.
Como os probióticos atuam no organismo
Os probióticos normalmente são termo-sensíveis e têm pouco tempo de vida, por isso os alimentos que contêm esses componentes devem ser mantidos bem refrigerados. Ao serem ingeridos, vão para o intestino e ali se integram à flora já existente, sem se fixarem, mas auxiliando no trabalho de absorção de nutrientes, tais como cálcio, ferro, vitaminas do complexo B, além de facilitar na digestão da lactose.
"Os leites fermentados são o principal exemplo de fonte de probióticos. Na forma de cápsulas, elas podem ser adicionadas em leites de sementes ou sucos desintoxicantes. Isso contribui para a redução do consumo de alimentos de origem animal, como leites e laticínios que,