Probabilidade
PARTE I: ESTATÍSTICA DESCRITIVA
MÉTODO CIENTÍFICO
Método: conjunto de meios e rotinas dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja.
Método Experimental: método que consiste em manter constantes todas as causas (fatores), menos uma, e variar esta causa de modo que se possa descobrir seus efeitos.
Método Estatístico: método que admite todas as causas presentes variando-as, dada a impossibilidade de manter as causas constantes, registrando estas variações e procurando determinar quais influências cabem a cada uma delas.
Estatística: a estatística é a parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.
FASES DO MÉTODO ESTATÍSTICO
As várias fases do método estatístico estão delineadas a seguir. As etapas descritas nas seções de planejamento, coleta, crítica, apuração e exposição constituem a Estatística Descritiva, enquanto a seção de análise constitui a Estatística Indutiva ou
Inferencial.
Planejamento
A primeira etapa consiste em planejar o modo como serão realizadas as fazes seguintes, determinando o objetivo da pesquisa e os métodos que serão utilizados. Nesta etapa são definidos os objetivos, as características da amostra, o método de aquisição e de processamento de dados.
Coleta de dados
Coleta direta
A coleta direta de dados é quando os dados são obtidos pelo próprio pesquisador através de levantamento de registros
(nascimentos, óbitos, etc.) ou coletados diretamente através de inquéritos, questionários, etc.
A coleta direta pode ser classificada quanto ao fator tempo como:
Contínua: quando feita de forma continuada, como registro de nascimentos e óbitos, frequência de alunos às aulas, etc.
Periódica: quanto feita em intervalos constantes de tempo, como censos (10 em 10 anos), avaliações mensais dos alunos, etc.
Ocasional: quanto feitas em determinada situação para atender a um