Pro dia nascer feliz
A HISTÓRIA: O documentário mostra os principais problemas que os jovens brasileiros enfrentam na escola: precariedade, preconceito, violência e abandono. Adolescentes de três estados e de classes sociais diferentes conduzem a narrativa ao contarem suas frustrações no ensino.
POR QUE ASSISTIR: De acordo com Luciana, o filme é uma boa pedida para o aprendizado de jovens sobre os abismos existentes no nosso sistema educacional, pois trata de maneira bastante elaborada diversos elementos presentes nas escolas brasileiras. "Acreditando que a escola é um microcosmo, o documentário discute a importância de refletirmos sobre as desigualdades e profundas diferenças existentes nas escolas brasileiras (e no próprio Brasil), especialmente nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo", diz Luciana.
O filme mostra o real contraste entre classes quanto a educação. As tentativas de algumas escolas publicas de irem além das baixas expectativas sobre seus metodos e resultados por parte da sociedade em geral, a realidade dos alunos dessas escolas batalhadoras, outras escolas publicas onde professores e direção ja desistiram de fazer a escola funcionar corretamente, e, a realidade dos alunos dos colegios particulares. A grande maioria dos alunos de colegios publicos detém infimos e muitas vezes escassos recursos, tanto material, quanto de estrutura familiar, social e mesmo tempo para desenvolver seus estudos de modo saudavel, e chegando a seu colegio encontram mais falta de recursos de todos os tipos, inclusive profissionalismo por parte dos “profissionais da educação”. Fato que lhes retira até a menor esperança que possam ter, porém, mesmo assim alguns poucos conseguem se sobressair e construir um futuro promissor. Os alunos de colegio particular (não bolsistas) em sua maioria, dispõe de varios recursos, material, de estrutura familiar, social