Pro dia Nascer Feliz
Baseado no depoimento de alunos, professores e diretores, o documentário aborta os problemas e dificuldades enfrentados pela educação em diversas regiões do Brasil. Retrata a relação do adolescente com a escola, a busca por resultados positivos por parte das classes altas, os conflitos de gerações com os professores, a falta de afetividade dos pais, as angustias por falta de recursos financeiros e etc.
O inicio do filme mostra o relato da talentosa Valéria, moradora da cidade de Maracá - Pernambuco uma das cidades mais pobres do Brasil, essa aluna se difere dos outros, pelo gosto adquirido pela leitura, relevando grande aptidão para escrever poemas e poesias, mas sofre com o fato dos professores não acreditarem que ela tenha um talento diferenciado. Outras dificuldades enfrentadas pelos alunos dessa região são as condições precárias das salas de aulas, a distância e muitas vezes, a impossibilidade de ir para escola por conta do meio de transporte utilizado ser precária e estar sempre quebrado, e quando vão, muitos não têm aula pela falta de professores que, por sua vez, se dizem cansados do descaso dos alunos e pela falta de motivação profissional.
Na cidade de Duque de Caxias, periferia do Rio de Janeiro, tínhamos como foco o jovem Douglas, indisciplinado que sonha em seguir carreira militar, demonstra total desinteresse pelos estudos, pois sabe que passará de ano letivo mesmo sem não estudar. Afirma já ter feito uso de entorpecentes e manuseado armas de fogo. Quando perguntado se acha bom passar sem saber, o aluno responde que sim, e mente dizendo que aprendeu alguma coisa, em seguido o jovem assume que nada aprendeu. No entanto, ele se destaca em um projeto social da escola para motivar os jovens na busca de afastá-los das drogas e da marginalidade da região.
No Estado de São Paulo ressaltamos um comparativo de duas escolas. Uma localizada na região de Itaquaquecetuba