pro gestao
Aos onze dias do mês de agosto de dois e catorze, às nove hora e trinta minutos na sala da coordenação foi realizada na escola uma reunião com a direção e funcionários onde foi apresentado o PROGESTÃO (Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares). Nesse mesmo encontro foi ainda elaborado o calendário de reunião bimestrais de pais e mestres, recuperação paralela, comeraçao das principais datas comemorativas, eventos como a Campanha de Olho na Visão II e o encerramento do ano letivo. Em seguida o diretor levantou alguns questionamentos sobre a relação mantida entre a escola e a comunidade local. Verificou-se que existe uma forte aproximação entre ambas, uma vez que a escola e comunidade se mostram sempre parceiras em diversos eventos e situações como: reuniões de pais e da comunidade, festas, palestras, execuções de projetos, etc.
Com base nas discussões e reflexões o grupo concluiu que em relação aos conteúdos trabalhados a aprendizagem ainda há um desencontro da escola ao seu papel social, pois os temas trabalhados na sua maioria não apresentam significados para o cotidiano dos alunos por não estabelecerem relação com a sua realidade. As questões, também, ligadas à indisciplina dos alunos tem contribuído para a insuficiência da aprendizagem, mesmo sendo de natureza humana e portanto, complexas e incertas.
Após o debate dessa questão foram feitos alguns encaminhamentos na tentativa de amenizar o problema tais como: repensar a metodologia, selecionar e adequar os conteúdos, diagnosticar as reais necessidades da comunidade, informar aos pais/responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola.
É sabido que diante da necessidade dessas mudanças nos deparamos com alguns empecilhos como a diversidade e a heterogeneidade, no sentido da excessiva carga horária dos professores em não poder atender e preparar material que possam favorecer um