sistema muscular
O tórax é a porção mais superior do tronco. Possui um formato cônico com o vértice superior e base inferior. O limite superior do tórax se faz na abertura superior do tórax por onde da continuidade ao pescoço. Seu limite inferior é dado pelo diafragma, que o separa a cavidade torácica da abdominal e belo rebordo costal da caixa torácica. Seu arcabouço, que forma seu limite externo, pode ser dividido em caixa torácica e parede torácica. A caixa torácica é constituída pelas vértebras torácicas, costelas, cartilagens costais, esterno e músculos intercostais. A parede torácica é formada por todos os tecidos de revestimento e músculos dessa região.
Funções:
Movimentos da respiração
Estabilizar a articulação do ombro
Músculo Peitoral Maior
É um músculo espesso, triangular e plano que recobre a região ântero-superior do tórax. Possui origem ampla e inserção única no úmero, adotando assim uma forma de leque. O maior músculo do tórax.
Ação: Rotação medial, flexão e adução do braço.
Músculo Peitoral Menor
É um músculo delgado, plano e triangular que está recoberto pelo m. peitoral maior. E como o próprio nome já diz, é menor que o peitoral maior.
Ação: Anteversão do membro superior e auxilia na inspiração forçada.
Músculo serrátil anterior
É um músculo delgado e quadrangular, situado na parede latero-posterior da caixa torácica, recobrindo as costelas e em sua parte posterior é recoberto pela escápula. Também é considerado músculo do tórax. Mas isso é apenas um detalhe, esse tipo de divisão regional se presta somente para facilitar o estudo. Tem porção superior, média e inferior.