GESTÃO DEMOCRÁTICA: PRÓS E CONTRAS
Delcilene Rubira Fogaça2
Joana de Souza Oliveira3
RESUMO: Este artigo tenta demonstrar os prós e contras da Gestão Democrática, no contexto atual, levando em consideração as leis e instrumentos criados para tal fim, avaliando de que maneira pode-se chegar a uma real democracia nas nossas escolas. As dificuldades encontradas são, muitas vezes, por parte da falta de cooperação dos próprios atores desta, que é uma tarefa nada fácil. Observado do ponto de vista do gestor de hoje em que o mesmo deve ser ao mesmo tempo conhecedor das leis e mediador das ações da escola sem se esquecer de envolver a comunidade escolar como um todo, para que possa obter êxito em seus objetivos.
PALAVAS-CHAVES: Gestão democrática, projeto político pedagógico, conselho escolar.
ABSTRACT: This article attempts to show the pros and cons of the Democratic Management in the current context, taking into consideration the laws and instruments created for that purpose, evaluating that way you can achieve a real democracy in our schools. Difficulties are often from the lack of cooperation of the actors themselves, which is an easy task. Observed from the viewpoint of the manager of today in which it must be both knowledgeable of the laws and mediator of the actions of the school not forget to involve the school community as a whole, so you can succeed in their goals.
PALAVAS KEY: Democratic management, project educational policy, school board.
INTRODUÇÃO
No mundo globalizado, é preciso que se tenha uma visão geral das várias situações que envolvem a escola, fala-se muito em “gestão democrática”, mas é necessário que se faça uma análise em torno deste assunto. Sabemos que desde os idos da década de 1970 até os anos de 1980, uma onda de transformações atingiu o globo e o Brasil não ficou de fora. (Lima, 2000, p. 17). Saindo das indústrias e chegando até as escolas, vimos o quanto ficou parecido os sistemas que