Pro dia nascer feliz
Reflexão sobre o documentário : “Pro dia nascer feliz ”
São Paulo 2015
LUIZA JAIANY FERREIRA ALVES
São Paulo
2015
Reflexão
No documentário é abordado ambientes escolares em alguns estados brasileiros (Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo ) , informando a realidades escolares da visão do professor e dos alunos de diferentes contextos sociais.
A cada escola observada pode-se perceber problemas e dificuldades particulares da sua realidade, enquanto umas apresentam um quadro de profissionais desestimulados com ato de ensinar, em outros o desinteresse do aluno fala mais alto aliado à falta de estrutura familiar. Sem contar com a precariedade de alguns prédios escolares a infraestrutura que se submetem tanto o profissional e o aluno. Chega ser revoltante á realidade submetida estas pessoas .
Ao assistir documentário percebo que á intenção não é culpar para problemática da educação mais trazer uma reflexão sobre uma reformulação no sistema de ensino.O governo que deveria fornecer uma educação de qualidade para que ambos pudesse progredir .
Despertar a motivação tanto do aluno quanto do educador é fundamental e um aspecto muito á ser desenvolvido. Ao seguir com relato de jovens que esperam para seu futuro o desinteresse é muito, se referem como uma obrigação está presente na escola. A vontade de aprender não é cativada e quando acontece de um estudante se mostra incentivado muitas vezes não é valorizado pois o ambiente no qual se encontra para praticar,aprender e desenvolver seus estudos é generalizado com convívio .Vimos também a que ponto vulnerabilidade emocional no qual os professores se encontram por motivos de desrespeito vindo dos alunos , muitas vezes essas “agressões” vem por vivenciarem fatos agressivos,ambiente familiar, refletindo em seus atos, a falta de planejamento trazendo uma insatisfação e desinteresse em dar aula.
Em ambiente escolar onde nível financeiro é maior a