ATPS Banco de dados 1 2015
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DA DISCIPLINA:
BANCO DE DADOS
cidade - estado
MMXV
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DA DISCIPLINA:
Banco de Dados
ETAPA 1
Relatório 01: Projeto Conceitual do Banco de Dados
1.1 Conceitos Fundamentais de Banco de Dados
Componentes de um sistema de banco de dados.
Os objetivos de um sistema de banco de dados são o de isolar o usuário dos detalhes internos do banco de dados (promover a abstração de dados) e promover a independência dos dados em relação às aplicações, ou seja, tornar independente da aplicação, a estratégia de acesso e a forma de armazenamento.
Abstração de dados
O sistema de banco de dados deve garantir uma visão totalmente abstrata do banco de dados para o usuário, ou seja, para o usuário do banco de dados pouco importa qual unidade de armazenamento está sendo usada para guardar seus dados, contanto que os mesmos estejam disponíveis no momento necessário.
Projeto de banco de dados
Todo bom sistema de banco de dados deve apresentar um projeto, que visa a organização das informações e utilização de técnicas para que o futuro sistema obtenha boa performance e também facilite infinitamente as manutenções que venham a acontecer.
O projeto de banco de dados se dá em duas fases:
Modelagem conceitual;
Projeto lógico.
Estas duas etapas se referem a um sistema de banco de dados ainda não implementado, ou seja, que ainda não exista, um novo projeto. Para os casos em que o banco de dados já exista, mas é um sistema legado, por exemplo, ou um sistema muito antigo sem documentação, o processo de projeto de banco de dados.
Modelo conceitual
É a descrição do BD de maneira independente ao SGBD, ou seja, define quais os dados que aparecerão no BD, mas sem se importar com a implementação que se dará ao BD. Desta forma, há uma abstração em nível de SGBD.
Uma das técnicas mais utilizadas dentre os profissionais da área é a abordagem entidade-relacionamento (ER),