ATPS Fernando Aboim
1587 palavras
7 páginas
Etapa 1 (Passo 2)1 - Defina o que é uma linguagem de programação sob a conotação sintática e também semântica.
Sintaxe: é o que define a forma de uma linguagem, formado por um conjunto deregras e estabelece como são suas estruturas básicas (as palavras).
Regras léxicas e regras sintáticas formam uma linguagem de programação.
Regras léxicas servem para descrever as combinações válidasde caracteres que formam tokens da linguagem de programação, os tokens são palavras reservadas, identificadores, operadores, etc.
As regras sintáticas vão descrever como os tokens podem sercombinados para assim formarem as instruções válidas :
Exemplos: os comandos, as expressões, as subrotinas, etc.
Semântica: a semântica tem função de descrever o significado de construções sintáticasválidas. Não existe uma notação padrão e equivalente a BNF para a descrição da semântica de linguagem de programação.
Formalismos diferentes foram desenvolvidos para atender a objetivos diferentes.Geralmente uma linguagem de programação é descrita informalmente, utilizando-se a linguagem natural como o inglês, português, etc.
Resumindo:
Sintática: Uma linguagem de programção é uma notação ultilizada pelo programador para especificar ações a serem executados por um computador.
Semântica: Uma linguagem de programação compreende um conjunto de conceitos que um programador usa para resolver problemas de programação
2 - Descreva o que influi e quais fatores que melhoram os seguintes critérios de avaliação de linguagens de programação: legibilidade, capacidade de escrita e confiabilidade. Legibilidade:
Simplicidade/ortogonalidade
Estruturas de controle
Tipos de dados e estruturas
Projeto da sintaxe
Capacidade de escrita:
Nas 4 anteriores
Suporte para abstração
Expressividade
Abril/2015 Paradigmas de Linguagem de Programação – ATPS – Fernando Aboim.
1
Confiabilidade:
Nas 6 anteriores
Verificação de tipos
Manipulação de exceções
Apelido (alising)
Critérios de avaliação das