Prisões Psiquicas
Em “A república de Platão” Sócrates faz pela primeira vez a exploração da ideia de prisão psíquica, onde envolve a realidade e o conhecimento, citando o “mito das cavernas” onde as pessoas são prisioneira de seus medos e incertezas, causados pelas prisões psíquicas, que é também o que os impede de conhecer novos mundos. O que é muito parecido com a realidade de hoje vivida por muitos, dentro de suas organizações.
Em sua Explicação, Morgan cita como Sigmund Freud argumenta que “o inconsciente é criado à medida que os seres humanos reprimem os seus desejos primários e pensamentos secretos”. O que nos leva a pensar que, os seres humanos passam uma boa parte de suas vidas, vivendo uma realidade criada por suas prisões psíquicas. Freud relata em outro momento que, o desenvolvimento da pessoa na infância, pode afetar de uma forma negativa ou positiva, a fase adulta dos seres humanos.
Relações familiares também podem ser muito influentes em uma organização, enquanto um homem domina as tarefas tradicionais masculinas, a mulher ficaria com a parte subordinado da família. Isso faz com que uma liderança seja liberada no homem, já o tornando diretamente um líder.
Para Becker, de todos os seres do mundo, o único que tem a certeza de que a vida é finita, são os seres humanos, e passamos a maior parte dela tentando negar que esse dia, vai