cubo de Leslie
Absorção e emissão da radiação
Objetivos:
Esta atividade tem por objetivo estudar e comparar a absorção da radiação por parte de faces distintas (uma com superfície preta, outra com superfície branca, outra com superfície baça e outra com a superfície polida), relacionar a taxa de absorção da radiação com a natureza da superfície. Também se quer reconhecer que a radiação incidente num corpo pode ser parcialmente absorvida, refletida ou transmitida. Pretende-se observar e interpretar a evolução da temperatura do ar contido num recipiente durante 10 minutos, fazendo incidir neste recipiente a radiação proveniente de um candeeiro, colocado a uma certa distância. O mesmo procedimento será efetuado para o lado preto, branco, baço e polido, com iguais dimensões, de forma a serem observadas e comparadas as diferentes variações de temperatura.
Introdução:
A absorção de radiação, e também a emissão, por parte dos corpos está relacionada com a natureza da superfície dos corpos. A radiação incidente numa superfície pode ser, parcialmente, absorvida, refletida ou transmitida.
Para saber se uma determinada superfície absorve ou reflete, definem-se o poder de absorção e o poder de emissão. O poder de absorção de energia por radiação relaciona-se com a natureza das superfícies. Um corpo negro é um corpo ideal na Física, na realidade, tal corpo não existe, existem corpos que se assemelham, sendo bons emissores, bons absorventes e maus refletores da radiação. Um corpo negro absorve toda a radiação que nele incide, isto é, a sua absorvidade é igual a 1 e a sua refletividade é nula. Todo absorvente é bom emissor. Logo o corpo negro, além de absorsor ideal, é também um emissor ideal. A sua emissividade é igual a 1. Um corpo negro independentemente do material com que é feito emite radiações eletromagnéticas com a mesma intensidade, a uma dada temperatura e para cada comprimento de onda. A temperatura de um corpo pode diminuir ou