1.1. Rendimento no Aquecimento
A realização desta atividade laboratorial teve como objetivos de aprendizagem os seguintes parâmetros:
Por que é que as casas alentejanas são tradicionalmente caiadas de branco?
Por que é que a parte interna de uma garrafa termo é espelhada?
2. Resumo
Um dos principais objetivos desta atividade experimental foi tentar responder às perguntas: “Por que é que as casas alentejanas são tradicionalmente caiadas de branco?” e “Por que é que a parte interna de uma garrafa termo é espelhada?”
Começamos por colocar dois cubos de Leslie à mesma distância (5 cm) da lâmpada de 75W que estava desligada. Ao mesmo tempo que ligávamos à corrente elétrica a ficha da lâmpada começamos a contagem no cronómetro. Num intervalo de 30 segundos verificávamos a temperatura e apontávamos a variação da mesma. Este processo repetiu-se por 5 minutos (300 segundos).
3. Introdução Teórica
Todos os corpos irradiam energia. A absorção e emissão de radiação, por parte dos corpos estão relacionadas com a forma e natureza da superfície dos corpos.
Quando a radiação eletromagnética emitida por um corpo incide noutro, uma parte pode ser refletida, outra parte pode ser transmitida (emitida) e a restante pode ser absorvida. A parte que é absorvida aumenta a energia interna desse corpo e isto é traduzível por uma elevação de temperatura. Portanto estabelece-se a seguinte relação:
Sendo que esta irá aumentar até atingir um determinado valor de temperatura e então estabiliza. Essa situação verifica‐se quando a taxa de absorção e a taxa de emissão pelo corpo são iguais; trata-se de um corpo em equilíbrio térmico.
Dependendo das características do corpo – ser bom absorsor de uma determinada radiação ou bom refletor de uma determinada radiação – o mesmo aquecerá mais ou menos.
Assim, e no caso dos corpos se encontrarem inicialmente à mesma temperatura, quanto maior for o poder de absorção do corpo para uma determinada radiação maior será a temperatura