adidas
A marca Adidas teve origem no ano de 1920 e Adolph Dassler, filho de um sapateiro, foi quem iniciou o negócio desta marca numa cidade alemã de Herzogenaurach, ao norte de Nuremberg.
Começou por produzir calçado desportivo e malas militares para conseguir sustentar a sua família. A lavandaria da sua mãe foi rapidamente convertida numa oficina de 18 metros quadrados. Mas o jovem fanático por desporto tinha de ser muito mais criativo para trabalhar nos difíceis anos do pós-guerra, sem dispor de máquinas, eletricidade ou materiais adequados para a mão-de-obra.
Inicialmente, o negócio era parecido com o de qualquer outro sapateiro, mas Adolph Dassler tinha como objetivo criar sapatos com maior durabilidade e melhores para os atletas, sapatos de couro feitos à mão.
Após um período difícil de inflação e desemprego, o seu irmão, Rudolf Dassler, juntou-se ao negócio em 1924. Foi então que os irmãos fundaram no dia 1 de julho a “Gebrüder Dassler Schuhfabrik” (Fábrica de Calçado Desportivo dos Irmãos Dassler), inicialmente empregando apenas 12 trabalhadores.
Sendo um vendedor treinado, Rudolf era responsável pelas tarefas administrativas, enquanto Adolf concentrava-se no desenvolvimento e na produção. Em pouco tempo, trabalhando diariamente na oficina, já ampliada, os irmãos e os restantes funcionários conseguiam produzir 50 pares de sapatos por dia.
Em 1925, Dassler obteve as suas primeiras patentes (*): uma para o fabrico de um sapato de corridas com cravos forjados a mão, e outra para umas sapatilhas de futebol com travas. O sucesso dos modelos serviu de incentivo para Adolf Dassler, que depois desenvolveu sapatos desportivos específicos para as diferentes modalidades.
Em 1927, ao mudarem as suas instalações, os irmãos Dassler, começaram fabricar 100 pares de sapatos por dia.
Utilizando a sua própria experiência e com a ajuda de atletas e técnicos para desenvolver e projetar os seus sapatos, já em 1928 alguns desportistas alemães disputaram